Techno Info BR

O que é um vírus RANSOMWARE ?

O Ransomware é uma espécie de malware (software mal-intencionado) que os Hackers instalam no seu computador sem o seu consentimento.

O Ransomware dá aos Hackers a possibilidade de bloquear totalmente o seu computador, bem como todos os demais que a ele esteja conectado via rede, de um local remoto.

Ransomware - TechnoInfo

Imagine alguém obtendo seus dados confidenciais, e/ou de sua empresa como folha de pagamento, informações financeiras, ou a lista de clientes e outras informações de uma empresa, e que só vai devolvê-la se receber uma quantia em dinheiro?

Uma vez instalado o Ransomware restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o “tal pagamento do resgate”, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

O Ransomware geralmente é instalado quando você abre um anexo mal-intencionado em uma mensagem de e-mail, quando clica em um link mal-intencionado, mensagem instantânea, site de rede social, download de arquivos desconhecidos ou qualquer outro website.

Atualmente os equipamentos de segurança (roteadores, firewalls, etc) estão cada vez mais sofisticados bloqueando os “ataques externos” que atualmente foram substituídos pelos “ataques internos” ou seja, os vírus de hoje são instalados pelos próprios usuários.

Uma vez infectado. pagar o resgate pedido não significa garantia de ter os dados de volta, na verdade, dificilmente os terão.

Os especialistas em segurança digital não sugerem o pagamento dos resgates exigidos pelos Hackers.

Bem, é sempre melhor previnir do que remediar; lidar com as consequências de ser negligente demanda muito mais tempo e esforço do que evitá-las no início.

Embora as empresas hoje estejam protegidas por equipamentos sofisticados e profissionais de TI em constante monitoramento, a solução mais efetiva é a educação do usuário. Pois, uma vez que uma rede foi infectada poderá parar a operação de uma empresa por horas e até mesmo um dia inteiro, ou mais.

Dessa forma, recomendamos algumas medidas simples, que são igualmente eficazes para se proteger contra todos os Ransomwares:

· Nunca baixe programas desconhecidos de sites duvidosos ou clique em links se tiver qualquer mínima suspeita. Isso vai ajudá-lo a evitar a maioria dos malwares que estão vagando na web. Você baixa um instalador aparentemente inofensivo que faz o download de um malware.

· Cuidado com links: não saia clicando em tudo o que chega. Os hackers mascaram os vírus em emails falsos, como promoções de lojas virtuais e comunicados de bancos. Tome cuidado também com mensagens de amigos e familiares que não fazem sentido, pois eles podem ter sido alvos de ataques virtuais.

· Atenção ao nome dos arquivos: vírus costumam ter extensões específicas (as três letras finais que vêm após o nome do documento). Fique atento a .EXE, .vbs e .SCR, que são as mais utilizadas pelos cibercriminosos. E NUNCA execute nenhum programa ou arquivo desconhecido.

· Atenção aos e-mails recebidos: Nunca abra as mensagens com pressa para ver as informações que elas contêm. Verifique com muito cuidado e veja se há conteúdo perigoso, porque uma vez que elas forem abertas não há como voltar atrás. Em geral, os únicos arquivos anexados que devem ser abertos são os considerados seguros pelo usuário, enviados de fontes conhecidas.

NUNCA se utilize do seu e-mail corporativo para cadastros em rede sociais, sites, ou utilização para uso pessoal.

Confira outras matérias